CAPA ESPECIAL
Talitha
Morete
Foto: Sergio Baia
Em casa, entre amigos, quem é a Talitha?
Acredito que a essência da Talitha que aparece na TV é o reflexo de quem eu sou na vida. Gosto de um bom riso, de harmonia... Busco encarar a vida com mais leveza, mesmo nos momentos mais complicados. Amo viajar, conhecer lugares novos... Meus amigos e família sabem que amo viajar, mas eu sempre volto para a casa.
Qual a sua origem?
Eu nasci em Campinas, São Paulo. Minha família segue morando lá e sempre que posso eu estou com eles. Sempre soube que eu queria trabalhar com entretenimento, como apresentadora, então, eu sempre corri atrás de realizar esse sonho. Desde 2010, eu integro o elenco da TV Globo e posso dizer que sou bastante realizada com
as minhas conquistas.
O que a moda significa para você?
Adoro moda. Gosto bastante de ler sobre. Acredito que moda é o reflexo de quem somos. O que vestimos diz muito sobre o nosso momento, sobre a nossa personalidade... Gosto de saber as tendências, mas não sou aquela pessoa que se rende a todas. Vejo o que combina comigo, o que me deixa confortável.
Como tudo aconteceu?
Muito trabalho! Muito mesmo. Como eu sempre soube que queria profissionalmente, sempre busquei oportunidades na área. Antes de entrar na Globo, eu passei por uma produtora que fazia conteúdo para a internet. Em 2010, eu entrei para a casa e tive a oportunidade de trabalhar com grandes comunicadores, com grandes profissionais. Durante mais de 8 anos, eu integrei a equipe do Mais Você, onde fiz diversas matérias, apresentei quadros... E agora eu tenho a honra de apresentar o programa sempre que a nossa Ana tem folga ou férias. Divido essa tarefa com o meu amigo Fabrício Battagilini. E desde 2021, faço parte do time de apresentadores do É de casa! Amo o programa e me sinto realizada de dividir aquele espaço com profissionais tão competentes e queridos.
Foto: Sergio Baia
Geralmente o público acha que a vida de apresentadora é super glamourosa. Que glamour você deixou entrar na sua rotina? E o que não é nada glamouroso na vida de um apresentador de TV?
Pois é, eu não vejo esse glamour. Vejo como o meu trabalho, que eu quero entregar o melhor de mim a cada dia. É claro que eu sei do privilégio que eu tenho por poder trabalhar com aquilo que eu amo. Isso é uma imensa alegria para mim. No entanto, eu olho como o meu trabalho. Eu me dedico, estudo, quero saber os processos do programa até o nosso ao vivo. Tenho horário para chegar, horário para cumprir. No fim, é um trabalho. Um trabalho que eu amo.
Houve algum momento que pensou em desistir da sua carreira? Se sim, porque?
Desistir é uma palavra forte. Tive momentos de reflexão, de pensar sobre os caminhos que trilhei e os meus objetivos. Acho que isso acontece com todo profissional em determinado momento. Fico feliz com as minhas escolhas, com a minha dedicação e certeza de que estava dando o meu melhor em cada etapa que vivi.
O que você espera da sua vida nos próximos anos?
Pergunta difícil! Eu gosto muito de viver o presente, de celebrar cada conquista e vivenciar o momento. Não sei dizer algo específico, sei que eu desejo seguir trabalhando e conquistando o meu espaço. E sendo feliz na vida fora do trabalho também.
8. Você já passou por alguma situação desconfortável ou teve algum “tratamento diferente” por ser mulher?
Difícil uma mulher não ter passado por alguma situação delicada. Hoje, nós estamos ainda mais atentas e mais fortes para não deixar essas situações passarem. Infelizmente nem sempre foi assim. Fico feliz de ver mulheres se apoiando, dando as mãos uma para as outras. Essa rede de apoio, você saber que não está só é muito valioso nessa caminhada.
Foto: Sergio Baia
O que é fundamental na sua vida?
Minha família e o meu trabalho. São as coisas mais importantes. É o que me completa, é o que me faz ser quem eu sou hoje.
O que mais te dá medo?
Tenho medo da violência. É uma realidade que está muito perto de todos nós. Desejo dias com mais segurança.
E o que te irrita?
Injustiça! É algo que me incomoda bastante.
Defina o seu:
Amor?
Minha família! Depois o meu trabalho.
Qualidade?
Sou transparente. Muito sincera.
Defeito?
Sou transparente. Muito sincera (risos).
Sonho de consumo?
Conhecer o mundo todo? Acho que é algo que adoraria.
Nos diga uma frase ou pensamento que lhe define.
Viva o presente. É um exercício diário. Às vezes, ficamos presos ao passado ou presos a um futuro que não chegou... E a vida está acontecendo agora.